ºOo° E no fundo tudo são notas, tons, essências... misturas que se dão no cotidiano, resultando em múltiplos odores, perfumes; alguns já nossos velhos conhecidos, outros nos surpreendem, mas a verdade é que nunca sabemos qual será o resultado, qual fragância irá surgir... ºOo°

quarta-feira, 4 de março de 2009

A importância da PESQUISA ESCOLAR em 10 MOTIVOS

- A criança precisa ter contato desde cedo com materiais impressos/escritos, como livros, revistas, folhetos e internet. Assim, ela aprende que a palavra escrita e as ilustrações comunicam ideias e pensamentos.

- É um instrumento na construção do conhecimento do aluno.

- Por meio da pesquisa o aluno tem possibilidade de descobrir um mundo diferente, coisas novas, curiosidades.

- É por meio da pesquisa que o aluno se conscientiza/aprende que uma pesquisa não é uma mera cópia e sim uma síntese de um conjunto de informações.

- O hábito de pesquisar auxilia a formar pessoas curiosas acerca do que se passa no mundo, fazendo com que, por meio dessa busca, o conhecimento seja construído pelo próprio educando.

- É uma oportunidade de autoaprendizagem, autoconhecimento, de reflexão, expressão e crescimento pessoal do aluno.

- Ao se apossar da herança cultural, dos conhecimentos acumulados pela humanidade, a criança ou jovem, por um lado, compreende melhor o mundo que a/o rodeia e, por outro, analisa criticamente essa realidade a fim de perceber como atuar no sentido de transformar a realidade ou de preservar as conquistas sociais.

- O aluno aprende a ler e estabelecer relações críticas com a informação e comunicação de massa. A aquisição dessa capacidade permite ao aluno selecionar, analisar e compreender as mensagens vinculadas pelos meios de comunicação.

- É uma oportunidade do aluno refletir sobre as próprias aprendizagens, aprender com a própria experiência, com os ensaios, acertos e erros cometidos, incorporando as lições apreendidas e construindo um método próprio de aprendizagem.

- Ao aprender a pesquisar o aluno desenvolve uma habilidade para a vida cotidiana.

Nenhum comentário: